quinta-feira, 11 de março de 2010

Vai entender o futebol

   Já fui logo avisando que não contasse comigo no domingo passado porque era a terceira rodada da Copa do Brasil, importantíssima.
- Mas o campeonato já não acabou? Eu vi na televisão a festa do campeão.
- Não o que acabou foi a primeira fase do campeonato estadual, o Botafogo, ganhou a Taça Guanabara, venceu o Fluminense e foi para as cabeças.
- Foi para onde? Eu estou falando de um time preto e branco.
- Corinthians.
- Tem Gama? Não, é um de São Paulo.
- Ah, o Conrinthians. Ele foi campeão ano passado e é líder esse ano.
Ela pensou um pouco.
- Então por que ainda tem jogo?
- É que é por pontos corridos.
- O que é isso?
- Quem faz mais pontos ganha, não viu o Flamengo no brasileiro?
- Mas não foi o Corinthians que ganhou?
- Esquece
- Não, é que eu quero entender. Sempre foi assim? Já tem campeão e o campeonato continua?
- Meu anjo, é que tem que começar outro campeonato, no brasileiro e ainda têm vários jogos para classificar cinco na Taça Libertadores, que é um campeonato sul-americano.
- Mas o Sul-Americano já não acabou? O Internacional ganho outro dia? - Você ficou aí assistindo até meia-noite e meia. Vê se isso é hora de jogar futebol. Foi sempre assim? Há essa hora?
- Não, é outro campeonato sul-americano. Outro.
- Quer dizer que têm dois campeonatos sul-americanos? Por quê? Sempre foi assim?
Eu não sabia o porquê, então mudo de assunto
- Além do mais, existem outros campeonatos que decidem quem vai cai para a série B. Série B é aquela que o Vasco já foi campeão.
- Mas você disse que foi outro campeão em São Paulo da série A e tem série B. Sempre foi assim? Quantas divisões têm?
- Olha, antigamente era primeira divisão, segunda divisão, terceira divisão. Agora, é série A, série B, série C. Sei que é um pouco complicado. O Tupi, por exemplo, disputa a C-1. Entendeu?
- Parece resposta de teste de revista. Sempre foi assim? E quem vai cair para a série B, ou segunda divisão (viu como eu entendi?)?
- Pois então, já foi decidido e nesse ano tem que esperar o campeão.
- Como assim, você disse que já tem o campeão, aliás, um monte ai!
- Esquece.
- Assim, o campeão da segunda divisão, depois vai jogar com o Flamengo campeão da primeira divisão, para ver qual é a melhor divisão?
- Eu tentando manter a calma.
- Mas o Palmeiras não era da primeira divisão? Devia jogar agora com Cruzeiro que também é campeão, você não acha? E o Fla-Flu ainda existe?
- Existe, existe.
- Eu acho que não. Porque outro dia eu o vi na televisão o Galvão Bueno explicando que, se o Flamengo ganhasse de não sei quem, e o Fluminense perdesse de não sei quem, o Fluminense chegaria a final. Por que não joga então direto o Flamengo contra o Fluminense.
- Ai, ai.
- Peguei a classificação para tentar explicar a situação para ela. Ela ficou olhando a tabela atentamente. Achei que ela havia entendido tudo, finalmente.
- Que lindo que é a classificação agora! O que é esse monte de asteriscos? Olha que bonitinho. Foi sempre assim? Olha este, que gracinha, tem três asteriscos. São medalhas? O Ipatinga. É do Paraguai?
- E eu concluí que não é a mulher brasileira que é confusa. É o futebol brasileiro mesmo. E sempre foi assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário